sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Barbatimão cicatrizante de feridas

plantas naturais
O barbatimão  (Stryphnodendron adstringens (Mart.) é uma  árvore da família das leguminosas. tem uma casca adstringente e rica em tanino. é uma planta de alto porte.
A sua casca é áspera, o fruto  é uma vagem que contém sementes parecidas com as do grão de feijão.
Na medicina emprega-se a casca  sob a forma de  decocção, contra afecções escorbúticas, hemorragia, diarréia e leucorréia.
Excelente tratamento para: corrimentos,  catarros vaginais e flores brancas, inflamações do útero, ovários, cistos,  candidíase, miomas,  hemorróidas, Hemorragia interna, gengivite, feridas internas e externas.

O barbatimão é uma das plantas mais conhecidas no Brasil pelos fitoterapeutas
Também é usada na fabricação de sabonetes medicinais, muito utilizados em tratamentos para a psoríase e outras doenças de pele.
Ótimo como cicatrizante de feridas,  chagas de difícil cicatrização, em ambos os casos usá-la na forma de lavagem local. Combatendo bactérias e fungos.

 Vamos ao tratamento

Decocção: ferva 20 g (2 colheres de sopa) da casca em um litro de água ,cozinhando-as em fogo brando por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando por 5 minutos e coe. 
Depois de coar, deixe amornar e utilize. Não há uma dose específica, mas recomenda-se o consumo de uma xícara ao dia até que o problema seja curado.

Efeitos colaterais
Apesar de seus vários benefícios essa planta não é indicada para gestantes, estudo realizados em camundongos mostraram pode ser abortivo e prejudicar a gestação.
Em pessoas com deficiência de ferro também não é indicado, pois ela contém tanino,  que usado em excesso, pode reduzir a  absorção de ferro.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário